domingo, 4 de abril de 2010

Nova Série: Tentativa de delícia




A ideia surgiu ontem, em pleno jantar, oferecido pelo casal de amigos Josi e Thiago (o DJ, humm). Na verdade, o nome Tentativa de Delícia foi dado pelo casal, segundo eles, como ainda não dominam a arte da culinária, é melhor dizer que foi uma tentativa, ou seja: convidados, pode ser que dê tudo errado, então.....
A verdade é que a tentativa de se fazer uma delícia deu super certo. O casal arrasou nos pratos. Para dar início ao jantar, foram servidas as tradicionais bruchettas de tomate e manjericão, depois gratin de batatas com alho poró e filé ao forno com molho de damascos. Para adoçar o paladar, fudge de chocolate com pistaches. Como desta vez, não comandei as panelas, apenas comi (por sinal, muito), vou descrever as receitas aqui, meio que por alto. Se por acaso tiverem dúvidas, é só perguntar que consulto o casal delícia, ok.

Para as bruschettas, podem seguir esta receita aqui. No caso, não foi utilizado o parmesão.


Para o gratin... basta descascar e cortar em fatias bem finas mais ou menos 1 kg de batata. Numa panela, refogue na manteiga o alho bem picadinho, o alho poró picadinho (1 unidade, só a parte branca), um pouquinho de noz moscada, pimenta branca. Assim que começar a amolecer, acrescente as batatas e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Mexendo sempre. Enquanto isso, preaqueça o forno (200 graus) e unte um recipiente. Volte à panela, coloque 400 ml de leite, tampe e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos. No final, acrescente a salsinha picada. Transfira a mistura de batatas para o recipiente já untado. Acomode bem as batas, tente colocá-las bem alinhadinhas. Rale bastante parmesão sobre as batatas e leve ao forno para gratinar. Quando estiver dourado, sirva.


Para o filé... limpe bem uma peça grande de filé mignon. Tempere com sal, lambuze de manteiga. Envolva a peça com fatias de bacon. Faça furos na carne e coloque dentes de alho. Faça também um cartoccio, coloque o filé dentro, feche e leve para assar em forno preaquecido alto. Depois de 1 hora, abra o cartoccio e por mais duas meias horas (como disse o DJ. Rá!) vá regando a carne com o caldinho que é liberado da própria carne. Enquanto isso providencie o molho. Descobri que o segredo é comprar dois potinhos de molho uncle bens, sendo um de madeira e outro de yakissoba. Misture os dois, coloque os damascos (um potinho da fruta picadinha é suficiente). Esquente tudo numa panela e quando a carne estiver pronta e fatiada, regue com este molho.

Para o fudge.... a receita é daqui ó.

Nem precisa dizer que a noite foi incrível, pois além de ter divertido com os amigos, comido feito uma rainha, ainda me rendeu matéria para o blog. Então, a partir de agora teremos esta série no blog sempre que o casal delícia se atrever aventurar-se na cozinha. Rá! E feliz páscoa para todos.

2 comentários:

Sandra Peres disse...

E bota delicia nisso, estou aqui salivando depois de tanto chocolate!

Thiago disse...

Adorei a tag: tentativa de delícia

Certamente marcaremos outras váááááárias! Obrigado por terem ido, muito bom estar com vocês, sempre!