terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aventura culinária sem risco






Li esta matéria na Revista A Semana e achei bem bacana compartilhar com vcs.
"Cuidados básicos em restaurantes desconhecidos. Experimentar pratos típicos regionais faz parte de qualquer viagem. Mas a aventura pode render maus bocados se o viajante não tomar alguns cuidados básicos. Depois de apuros e crises gastrointestinais, Ricardo Castanho, do Guia 4 Rodas, montou um guia de sobrevivência em restaurantes desconhecidos. Algumas sugestões:
  • Visite o banheiro. Se não estiver limpo, a cozinha também não deve estar.
  • Água só com gás. A natural pode ser substituída, mesmo na garrafa. E não tome sucos, pois não se sabe a origem da água usada.
  • Carne crua está fora do cardápio. Com peixes e frutos do mar, atenção redobrada, já que sua validade é curta. "Na dúvida, peça tudo bem passado. Os gourmets podem torcer o nariz, mas você vai ter a chance de torcer o seu para ele depois".
  • Se o cardápio for imenso, não peça nada exótico. A receita de javali pode desenterrar um antigo monstro guardado no freezer há anos.
  • Prefira ingredientes da região. As chances de que estejam frescos são bem maiores "
Na minha opinião, o que mais pesa é o bom senso, ever!

Imagem: Lesec

Um comentário:

Isabel (pipoka) disse...

Comadre,

Essa teoria do banheiro, sigo-a à risca há muitos anos. Se o banheiro não está limpo, é porque as pessoas do restaurante não se preocupam com a higiene, portanto a cozinha não deve estar muito limpa.

bjs