quarta-feira, 28 de abril de 2010

Torta doce de ricota



Ando precisando de um pedação desta torta para adoçar a minha vida. Ultimamente, está tão sem graça...

Na cestinha
*para a massa

2 xícaras (chá) e 1/2 de farinha de trigo
1 xícara (chá) e 1/2 de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de gordura vegetal
1 ovo
1 colher de sopa rasa de leite (caso a massa fique muito seca, pode acrescentar mais uma, ok.)
casca de 1 limão ralado para decorar

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes secos, misture com a manteiga e a gordura vegetal. Adicione o ovo, o leite e sove a massa. Quando estiver no ponto de não grudar mais nas mãos, envolva com um papel filme e deixe descansar na geladeira por meia hora. Depois, forre uma fôrma de 30 cm nas laterais e fundo. Reserve.

*para o recheio

500g de ricota esfarelada
2 colheres de sopa cheias de creme de leite fresco
2 xícaras de chá de açúcar
2 ovos

Misture os ingredientes e espalhe sobre a torta. Leve ao forno préaquecido (200 graus) até que ao enfiar o palito, este saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar, decore com as lascas de limão e leve à geladeira por uma hora antes de servir.




6 comentários:

Angel disse...

Bonita ela está!!! Deu vontade!!!

ישראל disse...

ESSA torta é demais. Minha mãe faz. É muuuuuuuuuuuuuito bom, putz, agora fiquei na vontade.

Carolina Andrade disse...

Mulé, por onde andou??? Não me ama mais....a Oliver aqui sente sua falta viu!! E essa tortinha heim...que coisa ruim...Eu amo doce com ricota, todo natal na minha casa tem que ter pastiera de grano senão não é natal!!! Ve se aparece viu!! Beijão

ameixa seca disse...

Ficou com uma cara óptima :)

Flávia Rennó disse...

oi mari. a forma é de fundo removível? tô querendo fazer essa torta. beijos

Mari disse...

Flavinha, é sim.