sábado, 25 de abril de 2009

Rolinhos de linguado com vinagrete de pinolis



Este prato fiz especialmente para o almoço de páscoa.

Na cestinha
*para o vinagrete
um punhado de pinolis triturados
um maço de salsinha picado
2 cebolas pequenas
1/2 xícara de chá de azeite
1/2 xícara de chá de suco de limão tahiti
sal e pimenta do reino
Descasque as cebolas e pique finamente. Numa tigela, misture todos os ingredientes, acerte o sal e a pimenta e leve á geladeira.

*para o creme de limão siciliano
4 limões sicilianos
1 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco

Faça raspinhas com a casca dos limões e reserve. Faça um suco com os 4 limões.
Numa panela em fogo médio, coloque o creme de leite e mexa. Assim que começar a engrossar, acrescente o suco e as raspas dos limões. Acerte o sal e a pimenta. Reserve.

*para o peixe
8 filés de linguado
6 aspargos frescos e limpos
sal e pimenta
Tempere os filés com sal e pimenta. Deixe descansando por uns 20 minutos. Com um descascador de legumes lamine os aspargos em fatias super finas. Numa panela com água fervente e sal, cozinhe este aspargo por 2 minutos. Imediatamente, após este cozimento, transfira as fatias de aspargos para uma tigela com água e gelo. Este processo, além de cessar o cozimento, faz com que o verde dos aspargos seja exaltado.
Vamos montar os rolinhos! Coloque uma porção de aspargos no centro de cada filé e enrole com cuidado, feche com palito dentes. Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe os rolinhos. Deixe cozinhar por 3 minutos e retire com uma escumadeira.

*para os aspargos
Numa panela com água fervente e sal, cozinhe 8 aspargos inteiros por 5 minutos. Imediatamente, após este cozimento, transfira os aspargos para uma tigela com água e gelo.

Em cada prato, coloque 2 rolinhos e regue com o vinagrete. Disponha também 3 aspargos inteiros e regue com o molho de limão sicilianos. Para ficar mais lindo, salpique umas sementinhas de papoula.

Fonte: Panelinha

3 comentários:

ameixa seca disse...

Que prato lindo, deve ter ficado uma maravilha :)

Carolina Andrade disse...

Mas tá chic heim bem!!!!Hummmm. Bjão

Mari disse...

Tô fina demais, Oliver!