quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ravióli estampado recheado de beterraba e parmigiano



Gosto muito de fazer e comer massas, em geral. A massa caseira além de ter um sabor especial e fresco, por ser feita em casa, cria toda uma atmosfera e expectativa. Vai desde a escolha dos ovos, sovar a massa, passar várias vezes pela máquina, cortar, rechear, fazer molho. Ai, adoro isso.
Por amar confeccionar massas, é que quando vi no blog da Carol Oliver uma receita em que a massa mais parece um tecido com uma estampa bem fina e um recheio sensacional, não pensei duas vezes.

Na cestinha

* Para a massa
300 g de farinha de trigo peneirada
200 g de farinha de sêmola
6 ovos caipiras, sendo 4 ovos e 2 gemas
2 colheres de azeite
uma pitada de sal
folhas inteiras e conservadas de salsa

Misture bem as farinhas. Numa superfície lisa e bem limpa, abra um buraco no meio e ponha os ovos e as gemas, um a um. Bata os ovos (com cuidado) com um garfo, junte o sal, o azeite e comece a trabalhar a massa. Sove-a por uns 15 minutos, ou até que fique bem homogênea. Coloque-a em um recipiente, cubra com um pano de prato úmido e deixe descansar por mais ou menos 1 hora.

* Para o recheio
50 g de queijo parmigiano ralado
500 g de beterraba
1 colher de azeite
1 colher de sopa de manteiga
200 g de ricota fresca
sal e pimenta do reino

Lave as beterrabas, seque-as bem. Forre um tabuleiro com papel alumínio, coloque a beterraba cortada em pedaços médios e com casca, regue com azeite e manteiga, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio pré - aquecido por uns 30 minutos ou até que fiquem bem macias.
Após este processo, triture as beterrabas no liquidificador, misture também a ricota e o queijo parmigiano, acerte o sal e a pimenta e misture para que todos os ingredientes sejam incorporados. Bata até que se forme um recheio bem liso. Reserve.
Abra a massa na máquina. Para que esta fique estampada, basta abrir duas tiras de massa bem finas e na mesma espessura, por cima de uma, disponha as folhinhas de salsinha e coloque a outra tira por cima da outra massa. Para que fiquem bem coladas, molhe somente as bordas com água. Passe esta tira formada novamente pela máquina e o estampado se formará.
Corte a massa em formato de raviólis. Com uma colher, recheie as massinhas, cole com água.



* Para o molho de manteiga noisette
Numa frigideira, derreta a manteiga até que fique com cor e aroma de avelã. Reserve.

* Para as cebolas
Frite por imersão em azeite a cebola fatiada em lâminas , até que fiquem bem moreninhas. Reserve.

Numa panela funda, ferva a água com sal, coloque aos poucos os raviólis e cozinhe até que fiquem al dente. Coloque a massa no prato, regue com a manteiga, depois as cebolas e polvilhe com o queijo.


O contraste de cores e a mistura de sabores são incríveis

9 comentários:

Marizé disse...

Partilho da tua paixão sobre as massas frescas, e adorei este recheio para o ravioli.

Bj

Isabel (pipoka) disse...

Comadre,

SIMPLESMENTE FABULOSO. Vc é muito dotada! Adoro massas, sobretudo ravioli, o recheio de beterrraba deve ser uma maravilha e o efeito visual é LINDO. Conclusão: adorei!

bjs

Pedro Senra disse...

Ficou uma delicia mesmo!

Minha maridinha é fera!!!

BETO disse...

Mari do céu... que que é isso??? Quer me matar aqui do outro lado. Ainda mais que eu tentei fazer um ravioli que virou uma tragédia. Que aparência tentadora. Vou tentar novamente fazer o meu. bjs.

Rê Gallo disse...

Que cara ótima!!!! Adorei, Mari.
E obrigada pelo comentário lá no Frango. Bjs!

ameixa seca disse...

Põe incrível nisso!!! Maravilhosa ;)
Eu adorava saber fazer uma massa tão linda quanto a tua. Falta-me a categoria e a máquina :)

Karla disse...

Mari linda....que maravilha...adoro pasta...

beijinhos

Unknown disse...

Mari,

a Carol mandou muito bem nessa massa, foi demais mesmo!
Que bom que fez e aprovou.
Bjs

Carolina Andrade disse...

Mari, nossa, fiquei felissíssima quando vi que você fez minha receitinha!!!Adoro você e fico muito sem graça quando vc fala Carol Oliver!!!Quem sabe um dia consiga ser a Carol Palmirinha, já vai estar bom!!! Um grande beijo e um lindo final de semana pra ti!!