sábado, 22 de dezembro de 2007

Risoto de aspargos



A melhor época para colheita e consumo de aspargos é na primavera. Para despedir da estação que tanto amo, resolvi fazer um risoto de arpargos.

Na cestinha:

300g de arroz arbóreo
100 g de aspargos frescos
1 dente de alho
1/2 taca de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes
20 g de manteiga com sal
50 g de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
sal

Corte os aspargos em 3 partes. Use a parte do caule para aromtizar o caldo de legumes. As pontinhas devem ser reservadas para a decoração. Esquente uma panela larga e funda e coloque o azeite e o alho. Assim que o alho começar a dourar, despeje o arroz. O risoto deve ser sempre feito em fogo alto. Toste o arroz até que fique translúcido, despeje o vinho e deixe evaporar totalmente. Uma dica é sempre que for adicionar o caldo, ele deverá estar em ponto de fervura. Acrescente 1 concha de caldo e cozinhe o arroz, misturando sempre. Vá despejando o caldo sempre que a concha anterior tiver sido totalmente absorvida pelo arroz.
Quando o arroz estiver al dente, coloque os aspargos e deixe cozinhar dentro do risoto e derrame a última concha do caldo de legumes.
Para que o risoto fique cremoso adicione o parmesão e manteiga no final do cozimento, com o fogo apagado. Esse processo á chamado pelos italianos de "mantecare". Antes de servir o risoto, deixe descansar por 5 minutos numa panela tampada.




2 comentários:

Flor de Sal disse...

Que o Natal seja delicioso e que o novo ano vos traga todas as alegrias!
Bjnhos!

Mari disse...

Florzinha....muito obrigada! E tudo de bom para vc tb.
beijos!!!!!