terça-feira, 21 de abril de 2009

Atum crestado


A onda light definitivamente invandiu a minha cozinha. Fato inédito há um tempo atrás que está me fazendo um bem danado. Tinha um certo preconceito, pois sempre achei que pratos menos (bem menos) calóricos se resumiam praticamente em saladas. E diga se de passagem, não sou muito adepta a folhinhas verdinhas com um molhinho, gosto de comida quentinha. Mas, descobri que existem mil e uma receitas leves e com sabores sensacionais. E melhor de tudo, que alimentam de verdade!

Na cestinha
2 filés de atum
50ml de azeite de oliva
2 colheres de sopa de mostarda dijon
1 colher rasa de chá de mel
2 colheres de sopa de shoyu light
pimenta do reino
um punhado de sementes de gergelim

Limpe os filés. Em um recipiente, misture metade do azeite, a mostarda, o mel e o shoyu. Pincele os filés com esta mistura.
Numa papel manteiga, salpique sem dó as sementes de gergelim e a pimenta. Prense apenas um dos lados do filé nesta mistura e leve para fritar numa frigideira bem quente. A outra metade do azeite será utilizada para fritar, ok! Começe selando o lado que tem gergelim. Lembrando que o meio do filé tem que ficar vermelhinho, logo sele cada lado por 45 segundos apenas.
Para acompanhar, fiz uma salada de alface americana, ervilhas e cenouras baby.

5 comentários:

ameixa seca disse...

Ainda não provei atum fresco... tenho que me atrever! Adoro essas sementinhas na versão pretinha :)

Mari disse...

Atum é bom demais! Pena que nem sempre encontro, é só de vez em quando.

Carolina Andrade disse...

Fala Mari!!! Nunca fiz atum fresco em casa, o povo não curte. Mas eu adoro!! Beijão. C. Oliver

Anônimo disse...

Oi querida, gostei muito dessa sua receitinha com atum, que está anotadíssimo na minha lista de compras no começo do mês. E, por falar em receitas light, me manda o seu endereço por e-mail que quero te enviar um livrinho legal só com baixas calorias. Bjos

Adriana disse...

Adorei,amei,sensacional,ainda mais que tem uma pitadinha bem mineira!