domingo, 17 de agosto de 2008

Gougères


Já falei aqui sobre o livro Alho e Safiras de Ruth Reichl. Pois então, enquanto lia, me deparei com diversas receitas escolhidas a dedo pela autora. Uma que me chamou bastante atenção foram estes bolinhos de queijo chamados Gougères. Lendo a receita parecem bem fáceis, mas para que se tornem pequenas porções "de ar quente cheio de queijo", é difícil.
Pela foto, dá para perceber que a primeira fornada não ficou lá grande coisa. Mas, a segunda, deu certo. Estes bolinhos têm que ser servidos do forno diretamente para a boca. Hehehehehe...

Na cestinha

1 xícara de água
225 g de manteiga sem sal
1 1/2 colher de chá de sal
1 1/2 xícara de farinha comum
5 ovos
1 xícara de gruyère em cubos
pimenta a gosto
1/2 xícara de queijo gruyère ralado

Preaqueça o forno a 180 graus.
Misture água, manteiga e uma colher de chá de sal numa panela grande e leve para ferver. Remova a panela do fogo, deixe esfriar um pouco, junte a farinha e misture bem. Coloque novamente a panela no fogo e misture usando uma colher de pau em fogo alto até que comece a soltar nos lados da panela. Retire do fogo.
Acrescente os ovos, um de cada vez, até que estejam bem misturados. Depois, o queijo em cubos, a 1/2 colher de chá de sal restante e a pimenta, misturando bem.
Forre uma assadeira com papel manteiga untado, coloque a massa em colheradas. Alise o topo e os lados do gougères e salpique com o queijo ralado.
Asse em grupos por 25 minutos cada fornada ou até que os bolinhos fiquem estufados e dourados.
Caso a massa fique muito líquida, coloque um pouco mais de farinha.
Como eu disse é do forno para a boca, heim!

5 comentários:

Carolina Andrade disse...

Ai Mari, sou pãozolatra. Amo fazer pães, acho que é uma higiene mental ficar sovando, sovando, a massa. Esse parece estar ótimo!! Ah, e as coisinhas pra cozinha, vc se importaria de dividir comigo....são muito fofas!! Grande beijo

Adriana disse...

Esta tem que ser anotada e realizada,amo massas,de pão a macarrão tudo parece ligth

ameixa seca disse...

Do forno para a boca é delicioso ;) Tem óptimo aspecto ;)

Danielle disse...

eita por que do forno para boca? fiquei na duvida... eles mucham? ficam "massentos"?
bjkas dani

Mari disse...

Dani, é igual suflê. É sair do forno e .....murcha. Beijos!